Por que veganismo?

Veganismo é o nome que se costuma dar à escolha de não utilizar ingredientes de origem animal na alimentação, como também, de boicotar empresas que façam testes em animais, eventos que utilizem animais para entretenimento, estabelecimentos que vendam animais etc. É a escolha de não ver os animais não-humanos como produtos, como meros meios para satisfação humana.

Veganismo é uma tentativa de não compactuar com e combater a exploração animal. É importante que a prática vegana não se resuma à divulgação de produtos sem leite, ovos ou carne, mas que questione a própria lógica de produção da sociedade capitalista, estruturada na exploração animal, não-humana e humana. Portanto, o veganismo é uma reação às formas do sistema capitalista (ou sei lá o nome que queriam dar), roubar vidas, seja de pobres, seja de vacas leiteiras. É uma lógica de alienação de vidas. E dentro disso tudo, temos que tentar construir nossa vida, sendo realmente nossa, devemos tentar tomá-la de volta para nós. Pois em uma forma de vida em que não temos controle sobre a mesma, não sabemos o impacto de nossos atos cotidianos e somos incorporados a uma lógica de organização em massa que por onde passa destrói ecossistemas, comunidades e indivíduos.

Por isso mesmo, o objetivo não é saber de que empresa comprar, mas como não comprar, como acompanhar seu alimento saindo do solo, indo pra cozinha, te alimentando e voltando ao solo. Como transformar sua vida num ciclo, um ciclo outro que não o de trabalho-dinheiro-compras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: